RSS

Artigos

25 de Abril, uma questão a discutir

O 25 de Abril consubstancia uma data nobre da História de Portugal, consentaneamente da História Universal e, particularmente, da História Contemporânea. Mas pensar que este evento representou somente um marco histórico protagonizado pelos militares portugueses, acaba por reduzir a importância de tal evento. Neste sentido, propomos aqui uma leitura mais ampla das possíveis causas deste evento histórico. Sendo assim, rejeitamos cabalmente a ideia de acordo com a qual o 25 de Abril consubstanciou uma mera revolta militar ou expressão do descontentamento dos militares.

Para ler o artigo completo: https://plataformagueto.wordpress.com/artigos/25-de-abril-uma-questao-a-discutir/

O nazismo como projeto de supremacia branca a nível planetário

O texto que se segue é um excerto de um ensaio do filósofo e historiador italiano Domenico Losurdo, intitulado “White supremacy e controrivoluzione. Stati Uniti, Russia bianca e Terzo Reich”, publicado pela primeira vez em 2008.

Para mais informações visita: https://plataformagueto.wordpress.com/artigos/o-nazismo-como-projeto-de-supremacia-branca-a-nivel-planetario/

Calendário Afro 2013

Estas são algumas das referencias que todos os dias nos lembram que temos uma linda e grande historia de resistência com o objectivo de devolver a liberdade e grandeza que tivemos antes da opressão racista, colonialista, imperialista que continua a tentar fazer-nos escravos. É só um pouco de informação. pesquisa mais sobre estas e as outras figuras que que mantém a chama da nossa liberdade de pé. Pesquisa meia hora por dia e veras como do nada o teu peito incha, a tua voz sobe, os teus olhos levantam-se e olham do mesmo patamar, os teus músculos ficam tensos e marchas para a liberdade. aquela que merecemos. Não aquela que nos querem dar.

Justiça e Paz. Plataforma Gueto.

Para saber mais sobre artigo vista: https://plataformagueto.wordpress.com/artigos/calendario-afro-2013/

Slave Mentality/ William Linch

A origem dos conflitos étnico-raciais.

Consciente ou inconscientemente vivemos e convivemos com este mal todos os dias, por isso vale a pena sabermos um pouco mais sobre a origem do problema para que saibamos identificar quando estivermos diante de mais uma vítima desta doença psicológica, ou melhor, quem sabe se fazendo uma autoavaliação descobrimos que também somos um portador da mesma.

Para ler artigo completo: https://plataformagueto.wordpress.com/artigos/slave-mentality-william-linch/

Alma negra em pele branca (Bantu Steve Biko)

Em julho de 1970, no 1º Conselho-Geral os Estudantes da SASO, Barney Pityana sucedeu a Steve na Presidência. Steve foi eleito Coordenador das Comunicações SASO. No mês seguinte, o boletim mensal da organização começou a publicar artigos escritos por ele, com o título “Escrevo o que eu quero” (I write what I like) e assinados: Frank Talk. No julgamento da BPC-SASO, em certo momento o juiz perguntou:”O [acusado] nº 9 [Strini Modley] não é Frank Talk?”; e Steve respondeu: “Não, ele nunca foi Frank Talk, eu é que era Frank Talk”. Este artigo e o seguinte, que foram publicados no boletim nas edições de agosto e setembro de 1970, respectivamente, apresentam uma autentica exposição da filosofia da Consciência Negra.

Para ler artigo completo: https://plataformagueto.wordpress.com/artigos/alma-negra-em-pele-branca-bantu-steve-biko/

Alisando o Nosso Cabelo (BELL HOOKS)

Apesar das diversas mudanças na política racial, às mulheres negras continuam obcecadas com os seus cabelos, e o alisamento ainda é considerado um assunto sério. Insistem em se aproveitar da insegurança que nós mulheres negras sentimos com respeito a nosso valor na sociedade de supremacia branca!

Para ler artigo completo: https://plataformagueto.wordpress.com/artigos/alisando-o-nosso-cabelo-bell-hooks/

Conselhos para uma melhor leitura:

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: