RSS

Apelo a mulheres e homens negros para serem entrevistadores na caraterização da comunidade negra e da expressão do racismo em Lisboa e Setúbal

29 Nov
Qual a taxa de desemprego dos negros e das negras em Portugal? Quantos somos? Quantos já foram vítimas de racismo? Qual o nosso nível médio de escolaridade? Onde moramos? Que profissões desempenhamos? Quantos já foram agredidos por forças policiais?

Estas e outras perguntas estão por responder devido à sistemática recusa do governo português em recolher dados sobre as questões raciais neste país. Como refere a Comissão Europeia do Contra o Racismo e a Intolerância “Vários relatórios internacionais notaram que as autoridades portuguesas se têm recusado a recolher qualquer informação sobre a discriminação racial” (ECRI, 2002, CoE 2006). Esta recusa permite ao governo português invisibilizar a nossa presença e perpetuar a intensidade dos nossos problemas relacionados com o racismo.

Uma das justificações para essa recusa é que esse tipo de dados irá reforçar o racismo. O racismo é todos os dias reforçado pelo discurso mediático e oficial, bem como pelas ações das instituições e das pessoas. Na verdade, estes dados já são recolhidos de forma disfarçada por várias instituições, como escolas, polícias e programas de intervenção social que os utilizam de forma racista.

Para a Plataforma Gueto a perceção desses números virá evidenciar o racismo em Portugal, revelar a sua expressão, dando verdadeiro sentido à sua utilização: na luta contra o racismo.

É com este objetivo que apelamos à colaboração de negras e negros para aplicarem o questionário de caraterização da comunidade negra e expressão do racismo em Lisboa e Setúbal.

Pretendemos entrevistar 500 negras e 500 negros, num total de 1 000 entrevistados  e pedimos a tua ajuda nessa inquirição em resposta ao emailguetoplataforma@gmail.com, até ao dia 30 de novembro, manifestando a tua disponibilidade para realizares entrevistas.

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Novembro 29, 2014 em Artigo

 

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: